Solar Energia - Portugal

O termo ‘solar térmico’ [70% eficiente] designa um sistema no qual a energia do sol é capturada específicamente para a utilização do seu calor (sendo que a outra grande tecnologia solar usada na construção, a fotovoltagem solar [13% eficiente], é usada na geração de eletricidade). O uso da energia solar para o aquecimento de água está comercialmente disponível na Europa há 40 anos, e é uma tecnologia muito reconhecida. Portugal oferece um bom clima para soluções solares térmicas, beneficiando de cerca de 80% da energia solar que é recebida na linha do Equador.

Exemplo - a quantidade energia recebida em Cascais

A quantidade de radiação solar recebida (também chamada de insolação solar) é medida em kWh/m2 (kilowatts-hora por metro quadrado) sobre um período de 24 horas. Por exemplo, num dia de Julho em Cascais há, em média, mais de 6kWh/m2 de insolação solar. A principal aplicação do solar térmico em Portugal é no aquecimento de água para uso doméstico, havendo no entanto sistemas combinados que usam armazenamento térmico diretamente ligado ao aquecimento ambiente de baixa temperatura (como aquecimento do subsolo ou termoventiladores).

Em casos de calor extremo, como no Alentejo, pode-se usar água aquecida pelo Sol para gerar água arrefecida, para refrigeração, através do uso de um Chiller de Adsorção.

O custo da energia - os custos de usar agua quente

O custo da energia tem aumentado todos os anos, tal como o aquecimento global, portanto substituir um sistema de aquecimento convencional pelo energia solar é, cada vez mais, uma opção lógica a considerar.

Mesmo só o aquecimento da água para as limpezas já se torna excessivamente caro, usando os métodos tradicionais, com um aumento anual estimado em 3 a 5%. O gráfico ao lado ilustra os custos de usar gás natural, gás propano em botija, eletricidade, e óleo de aquecimento. Exemplo - Uma família de quatro elementos usa aproximadamente 200 litros de água quente por dia.

Solução - HOTEL - Agua Quente

Mesmo só o aquecimento da água para as limpezas já se torna excessivamente caro, usando os métodos tradicionais, com um aumento anual estimado em 3 a 5%.

Poupanças espetaculares são verificáveis mês após mês, discriminando os custos de água quente e aquecimento ambiente. Um cálculo simples de recuperação do investimento, comparando os custos energéticos com o valor da instalação, traduz-se num retorno total em menos de 4 anos

Com o nosso parceiro financeiro a concessão de financiamento para a instalação mais de 10 anos, os custos para o hotel será menos do que eles já pagam para água quente.

Solução - CASA - Agua Quente, Aquecimento

‘Netgreen Heat’ é um sistema simples de utilização da energia solar, disponível ao longo de todo o ano, na produção de água quente doméstica (AQD), no aquecimento dos espaços da casa, e no aquecimento da piscina quando o aquecimento ambiente é desnecessário.

Um sistema de aquecimento auxiliar, é uma bomba de calor, será necessário para compensar as alturas em que a insolação não é suficiente para preencher os requisitos totais de aquecimento (por exemplo quando chove).