Solução - Em Casa

‘Netgreen Heat’ é um sistema simples de utilização da energia solar, disponível ao longo de todo o ano, na produção de água quente doméstica (AQD), no aquecimento dos espaços da casa, e no aquecimento da piscina quando o aquecimento ambiente é desnecessário.

Um sistema de aquecimento auxiliar será necessário para compensar as alturas em que a insolação não é suficiente para preencher os requisitos totais de aquecimento (por exemplo quando chove).

O sistema auxiliar que propomos é uma bomba de calor aerotérmica, cujo custo energético é o menor possível quando comparado com outras formas de aquecimento instantâneo. Mesmo se em sua casa já beneficia de uma tarifa energética baixa, nós conseguimos reduzir-lhe significativamente os gastos com eletricidade.

A solução standard, na qual o nosso orçamento se baseia, consiste em:

  • 12 coletor solar térmicos com as dimensões máximas permitidas pelo tamanho da sua piscina;
  • Um cilindro de água quente de 500 litros, para o armazenamento térmico requerido pelo aquecimento ambiente;
  • Um cilindro de água quente de 200 litros, destinado ao armazenamento da água para uso doméstico;
  • Uma bomba de calor aerotérmica de 6kW, bem como os manípulos e tubagens indispensáveis à integração deste sistema com os sistemas de aquecimento pré-existentes;
  • Três ventiloconvectores de parede (ou de tecto) de 2kW, que podem ser montados em qualquer parte da sua casa;
  • Um permutador de calor para o aquecimento da piscina;
  • Um sistema de bombeamento adequado à circulação de água nos diferentes sistemas;
  • Um sistema de controlo e respetivos sensores e electroválvulas;
  • Toda a canalização necessária ao sistema novo e ao preexistente.

A solução standard permite um aquecimento adequado dos espaços da casa durante todo o período em que este é necessário (Outubro a Abril). Os três ventiloconvectores de 2kW são normalmente posicionados nas zonas de cirulação mais próximas das áreas habitáveis do piso térreo (perto da sala, por exemplo). A ideia é fornecer à zona central da casa uma fonte constante de aquecimento de baixo custo, de modo a manter aquecidas as estruturas de massa pesada do edifício. O calor ambiente permuta-se então gradualmente pela casa, desde que não haja pontos de infiltração ou correntes de ar.

Descobrimos, por experiência própria, que a necessidade de calor adicional será mínima, mesmo durante as noites de Inverno. De qualquer modo, a bomba de calor providenciará todo o calor porventura necessário durante as raras ocasiões em que a temperatura do dia tiver sido, de facto, insuficiente. Claro está, tudo dependente das características de tamanho e estrutura da casa.

Se, ao instalar a solução standard NetGreen Heat, a casa já possuir um sistema de aquecimento central, nós por norma aconselhamos a manter o sistema original para suprimir essas instâncias esporádicas de necessidade de calor adicional, adaptando no entanto o sistema de água quente (AQD) para o uso de energia solar e bomba de calor em vez da caldeira.

Instalamos também sistemas maiores, que combinam ventiloconvectores de parede (ou de tecto) com piso radiante. Devemos porém mencionar que a instalação de piso radiante é um trabalho de restruturação considerável que requer obras extensivas.

Outras opções adicionais vão desde a inclusão de um sistema de refrigeração (chiller de adsorção), que utiliza a energia solar térmica como fonte de energia principal, à consultoria e design de projetos de remodelação total de edifícios com vista na auto-sustentabilidade.

Substituição de radiadores por ventiloconvectores:

O nosso circuito de água quente a baixa temperatura (onde a água circula a 40ºC) não será conectado ao sistema de aquecimento original (onde a água circula a cerca de 80ºC).

Supondo que os tubos de distribuição de calor podem ser reutilizados e que há uma tomada perto de cada radiador, a instalação dos ventiloconvectores é rápida.

Cada ventiloconvector pode ser controlado pelo termostato adjacente e por um comando programável, com, caso deseje, opções adicionais de eficiência energética baseadas na ocupação dos espaços. O método principal de controlo será a velocidade da ventoínha.

Uma bomba de calor de maiores dimensões é um requisito, trabalhando em conjunto com o sistema solar, em escala com as características de potencial perda de calor da própria casa. Se se revelar vantajoso, a caldeira é mantida e integrada no novo sistema de modo a servir como opção de reserva.

Renovação da casa ou nova construção:

Sugerimos a instalação da melhor combinação possível, para proporcionar ao seu ambiente doméstico o máximo de saúde e conforto, com um custo de manutenção mínimo.

Se for importante para si que a temperatura interior se mantenha fresca durante o Verão, a instalação de um chiller de adsorção com características de arquitetura passiva é uma forte opção a considerar.

Custos, Poupança e Investimento

Poupanças espetaculares são verificáveis mês após mês, discriminando os custos de água quente e aquecimento ambiente. Um cálculo simples de recuperação do investimento, comparando os custos energéticos com o valor da instalação do NetGreen Heat, traduz-se num retorno total em menos de 5,8 anos (utilizando Gás Propano, para comparação)

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO – 17,3% (em inglês, ROI). Uma medida de desempenho utilizados para avaliar a eficácia de um investimento ou para comparar a eficácia de um número de investimentos diferentes.

Existe um financiamento disponível para a maioria do custo do sistema (8,000 €) com uma taxa anual nominal de 2,48%. Clik no logotipo do Santander Totta para efectuar simulações de empréstimo com períodos de reembolso a 60 meses ou 96 meses.

Há uma grande diferença entre 17,3% e 2,4% ! !

Foi feito um estudo sobre a rentabilidade do sistema em que foi tido como exemplo uma casa com uma area de 410m² útil em que colocamos 7 colectores solares. Com esta instalação verificou-se uma poupança de 2.100€ por ano na redução de gás propano consumido.

Para um download automático do projeto CASA (acima referido)

Faça um download automático do projeto, que inclui todo o conceito, custos do sistema e das poupanças financeiras.